Dossiê menstruação

Dossiê menstruação

por Fernando Puga | 28/06/2005

Mulher é bicho esquisito, todo mês sangra. Apesar disso, a menstruação ainda é cercada de dúvidas. Por isso, preparamos uma matéria com tudo o que você sempre quis saber sobre ela, mas estava com muita cólica para perguntar.

Se um belo dia naves espaciais descessem na Terra e seus tripulantes resolvessem conhecer melhor a nossa espécie, com certeza, por mais evoluídos que fossem, os ETs ficariam intrigados com muita coisa. Ainda mais se resolvesse estudar o organismo da mulher, esse bicho esquisito que todo santo mês sangra deliberadamente e não morre por causa disso. Mas, para nós terráqueos, isso é o que há de mais normal: odiada, irregular, ignorada, dolorosa – mas, cá entre nós, nunca adorada – a menstruação faz parte da vida de todos nós, homens e mulheres. Afinal, ela tem um papel fundamental na nossa existência e até na nossa convivência.

Apesar de ser um acontecimento corriqueiro, muitas mulheres não sabem ao certo o que acontece no organismo “naqueles dias” e, por isso, algumas vezes, sobra filosofia e falta informação. “A menstruação são as lágrimas de um útero que chora pela falta de um bebê”, emociona-se a poética secretária Karen Pinheiro. “Na realidade, a menstruação faz parte da preparação pela qual o organismo feminino passa para engravidar”, esclarece mais objetivamente o ginecologista Eduardo Teixeira. Para esperar que o óvulo seja fecundado, a mucosa que reveste o útero vai engrossando. Se não acontece a fecundação, a mucosa fica sem função e se desfaz, saindo do organismo numa mistura de sangue, óvulos e outras substâncias. Aí, acontece a menstruação.

Em geral, ela acontece pela primeira vez na vida de uma mulher entre os 9 e 16 anos, mais freqüentemente na faixa dos 10 aos 12. “Antigamente, a menstruação ocorria lá pelos 17, 18 anos. Era até comum mulheres de 20 anos que ainda não tinham menstruado. Não se sabe dizer exatamente porque ela se tornou mais precoce mas, muito provavelmente, isso se deve a fatores nutricionais”, comenta o Dr. Eduardo. Desde a Idade da Pedra, essa foi a única mudança orgânica pela qual a menstruação passou. As transformações ficaram mais no campo comportamental. “Com o tempo, ela passou a ser vista de uma outra maneira. Os antigos, ao verem as mulheres sangrando sem morrer, acreditavam que aquele líquido da menstruação era sagrado. Depois, já nas civilizações modernas, as mulheres que menstruavam eram recolhidas, não saíam de casa, isso cercava a menstruação de muito mistério. E até os anos 50, as funcionárias públicas brasileiras tinham direito a uma folga de três dias por mês para ficar de repouso”, conta o ginecologista.

Muito das mudanças na maneira de encarar a menstruação se deve ao advento dos absorventes íntimos, que tornaram aqueles fatídicos dias de goteira praticamente iguais aos outros para a mulher menstruada. “Não consigo imaginar como eram aquelas tais toalhinhas que se usavam antes de o modess aparecer. Hoje em dia, a menstruação é seca”, comenta a dentista Sandra Oliveira. “Era uma coisa terrível, vazava. E conforme as toalhinhas eram lavadas, elas iam ficando duras, arranhavam. Mesmo os primeiros absorventes eram horríveis, uns trambolhos enormes, desconfortáveis. Não dava vontade de fazer nada com aquilo amarrado na gente”, lembra a dona de casa Hilda Rabelo.

Com os avanços da tecnologia, nos dias de hoje, felizmente os problemas da menstruação se resumem ao tenebroso período que a antecede. “Durante o período menstrual, acontece um aumento muito grande da produção de hormônios. A progesterona aumenta e o estrógeno diminui. É essa alteração que mexe com o humor da mulher no caso da TPM, que bate uns cinco dias antes, fazem os seios doerem, aparecerem espinhas no rosto. No caso das cólicas, a responsável por elas é uma substância chamada prostaglandina, que contrai o útero para expulsar o sangue menstrual. Não é à toa que muitas mulheres se sentem como se estivessem sendo espremidas por dentro. É mais ou menos isso que acontece mesmo”, explica o Dr. Eduardo.

Como fugir da menstruação é fugir do próprio corpo, o melhor a fazer para se ver livre dos incômodos é se ater aos desesperadores sintomas que vêm com ela de brinde. O Dr. Eduardo garante que isso pode ser feito durante as refeições e aconselha alimentos que devem ser consumidos para amenizar os desconfortos. “Durante toda o período menstrual, é bom evitar o sal em excesso, que aumenta o inchaço. Na primeira semana, para diminuir as cólicas, alimentos com alta concentração de zinco, como vegetais verde-escuros, e de cálcio, como o leite ou um chá de camomila devem ser consumidos. A soja também pode ajudar a diminuir os efeitos da TPM, já que ela tem substâncias com a mesma função do estrógeno”, recomenda. Ele também lembra que um bom condicionamento físico tonifica os músculos e diminui as dores.

Entretanto, mesmo com tanto sofrimento, a menstruação é sinal de saúde. Por mais que a sua chegada não seja exatamente comemorada com fogos e bandinha de música, ela é absolutamente necessária para o funcionamento do organismo. Portanto, se há algo de errado com ela, não deixe de procurar um especialista. “Existe um número grande de mulheres que param de menstruar por alguma disfunção e não vão ao médico porque encaram a menstruação como um suplício. É preciso vê-la como uma manifestação saudável e procurar diminuir ao máximo os incômodos, o que é perfeitamente possível adotando um estilo de vida ativo”, comenta o Dr. Eduardo. Para conviver com a menstruação, só sendo muito mulher mesmo.

http://www.bolsademulher.com/corpo/dossie-menstruacao-2063.html

Menstruação precoce

por Redação | 14/06/2010

Estudo indica que meninas que têm uma dieta rica em carne podem menstruar antes

Meninas que têm uma dieta rica em carne podem começar a menstruar antes que outras crianças. De acordo com pesquisa da Universidade de Brighton, na Grã-Bretanha, publicada pela revista especializada Public Health Nutrition, o alto consumo de carne pode preparar o corpo para a gravidez, desencadeando a puberdade antecipada. As informações são da BBC Brasil.

Os pesquisadores se basearam na comparação entre os hábitos alimentares de mais de 3 mil meninas de 12 anos. Com isso, descobriram ligação entre a dismenorréia antecipada e o consumo elevado de carne aos três anos (superior a oito porções por semana) e aos sete anos de idade (mais de 12 porções semanais).

A carne é considerada fonte de zinco e ferro, importantes para uma gravidez bem sucedida. As meninas foram separadas em dois grupos: as que já tinham começado a menstruar e as que ainda não tinham menstruado. As chances de se ter a primeira menstruação aos 12 anos de idade eram 75% maiores entre aquelas que comiam mais carne aos sete anos.

A menstruação antecipada está ligada também ao aumento do risco de desenvolver câncer de mama, segundo a pesquisa, a ligação se dá, provavelmente, pelo fato de estas mulheres estarem expostas a níveis mais altos de estrogênio.

Ainda de acordo com o estudo, no entanto, não é necessário de cortar a carne da dieta alimentar das meninas, mas moderar nas quantidades. As crianças estudadas na categoria de maior consumo exageravam na quantidade de alimentos.

Ao longo do século XX, a média de idade em que as meninas tem sua primeira menstruação caiu drasticamente e agora dá sinais de estabilização. A melhora na nutrição da população e o crescente nível de obesidade infantil são fatores que aceleram o processo, por impactarem os hormônios diretamente. Apesar de não levar o peso em consideração, a pesquisa confirma resultados de estudos anteriores que indicam que garotas com mais peso menstruam mais cedo.

Endocrinologistas britânicos afirmam que a primeira menstruação passou por grandes mudanças no último século e que a ligação com o consumo de carne em excesso é “plausível”. Eles acreditam que o efeito da proteína nos níveis de hormônio são grandes influenciadores nos níveis de hormônio.

http://www.bolsademulher.com/corpo/menstruacao-precoce-101481.html

Tesão e menstruação

por Mariana Maldonado | 27/09/2005

A menstruação é cercada de muitos mitos. E se ela influencia ou não na vontade de fazer sexo é um deles. Veja se o tesão fica mesmo prejudicado naqueles dias.

A mulher quando está menstruada tem mais vontade de transar ou a relação sexual durante a menstruação não é recomendada? Transar menstruada faz mal a saúde? Pode transmitir doenças? Estas e outras perguntas são freqüentes no dia-a-dia do ginecologista, pois esta relação (se é que existe mesmo) entre tesão e menstruação sempre despertou muita dúvida e curiosidade – e não é de hoje. O mito da menstruação como sendo a “limpeza” do útero, a crença de que a mulher menstruada fica “suja” e que, por isso, não deve transar ainda é muito presente. Na verdade, o sangue da menstruação não é nenhuma sujeira nem tampouco significa um processo de limpeza. É um acontecimento natural na vida da mulher e indica somente que naquele mês ela não engravidou.

Transar durante a menstruação é uma questão de gosto, uma opção da mulher ou do casal e não traz nenhum problema para a saúde, exceto nos casos em que a mulher for portadora do vírus da AIDS (o HIV), pois o parceiro ao entrar em contato com o sangue contaminado pode aumentar as suas chances de contrair a doença. Existem casais que evitam as relações sexuais durante a menstruação por questões de higiene, outros são indiferentes e alguns até gostam, dizem que facilita a penetração.

Com relação ao desejo sexual, a mulher pode sentir tesão em qualquer época do mês – durante a menstruação, na ovulação ou na fase pré-menstrual – basta ser estimulada e estar receptiva para isto acontecer. Existem alguns estudiosos que defendem a teoria de que a mulher fica com mais vontade de transar durante a menstruação e esta, definitivamente, não é uma relação de causa-efeito. Estas pessoas insistem em comparar a mulher aos outros animais que têm relações sexuais quando estão no cio. Mas, no caso da espécie humana, a natureza nos brindou com um atributo único em relação às demais: a capacidade de pensar e ter prazer. De fato, algumas mulheres dizem que durante a menstruação têm mais vontade de transar, mais isto não é a regra e nem deve ser motivo de preocupação para aquelas que não têm!

E quando chega a menopausa e a menstruação acaba? Será que a vontade de transar também some? Entre os 45 e os 55 anos a menopausa chega para a maioria das mulheres, que continuam vivas e em perfeitas condições de continuar tendo uma vida sexual plena e bastante satisfatória. Exemplo disso é o relato de mulheres que dizem que o seu tesão aumentou e que descobriram o orgasmo só depois da menopausa, quando ficaram livres do medo de engravidar.

É muito importante que o parceiro também entenda que a menstruação faz parte de um processo natural da vida da mulher e que não é uma doença. Já foi o tempo em que a mulher menstruada não saía de casa, não lavava a cabeça e não transava. Hoje, a mulher menstrua, usa absorvente interno e ninguém sabe, às vezes nem o próprio parceiro. Por isso, uma boa conversa é fundamental para que o casal possa decidir junto como quer viver a sua vida sexual, independentemente da menstruação.

Dra. Mariana Maldonado é médica ginecologista e obstetra, especializada em Sexologia e Homeopatia.
e-mail: dra.mariana@marianamaldonado.com.br
site: www.marianamaldonado.com.br.com.br

As transformações no pós-30

por Nayara Marques | 05/11/2010

Entenda por que ganho de peso, envelhecimento das células e fluxo menstrual são intensos

Apesar de os 30 anos serem considerados o ápice da beleza feminina, chegar a esta idade pode não ser fácil para algumas mulheres. Pressões sociais, o adiamento do casamento e da maternidade começam a gritar mais alto: o relógio biológico dá sinais de que está avançando. A ginecologista Célia Regina da Silva explica que a “crise dos 30″ vai muito além da questão psicológica, já que este é o momento em que o corpo da mulher começa a sofrer uma série de transformações.

Segundo a especialista, o organismo encontra seu auge neste período. “É o ápice das funções mentais, físicas e sexuais. No entanto, o envelhecimento começa a se instalar nas células”, explica a chefe do Ambulatório de Planejamento Familiar da Maternidade da UFRJ. É quando se torna possível observar as primeiras alterações estéticas no corpo feminino. “É normal que nessa época algumas mulheres comecem a se queixar que sempre foram magras, mas agora estão aumentando de peso. Ou surge uma maior dificuldade em emagrecer para aquelas que sempre fizeram dieta ou têm tendência a engordar”, exemplifica.

Aumento do fluxo menstrual

Outro problema frequente que surge no pós-30 é a menorragia, quando o sangramento menstrual passa a ser intenso. “O distúrbio é representado pela perda sanguínea menstrual superior a 80 mililitros por ciclo. A perda de sangue média num ciclo normal é de aproximadamente 30 a 40 mililitros, ou seja, de duas a três colheres de sopa durante cinco dias, podendo prolongar-se até oito dias”, diz.

Na maior parte dos casos, a menorragia está vinculada a problemas hormonais, mas Célia explica que estresses do dia a dia também podem alterar o ciclo menstrual. “A vida moderna faz com que a mulher não tenha ciclos menstruais regulares. O estresse, a alteração de peso, a ansiedade, os hormônios sexuais, entre outros, podem levar à deficiência luteínica, o que causa a menorragia”, detalha.

Disfunções genéticas como desordens de coagulação sanguínea, entre elas a Doença de Von Willebrand, e o hipotireoidismo também podem gerar o aumento do fluxo. “Ainda assim, em cerca de 80% dos casos, o sangramento menstrual intenso não tem causa aparente, sendo chamado de menorragia idiopática ou sem causa definida. Nestes casos, distúrbios no endométrio, como o desequilíbrio da produção de substâncias que ativam o plasminogênio e a prostaglandina podem estar presentes”, esclarece.

Em jovens

Apesar de ser mais comum em mulheres adultas, a menorragia pode aparecer em jovens. “Ela pode surgir em pacientes mais novas na menarca (início da menstruação). Nesses casos, o sangramento intenso e irregular está relacionado à imaturidade do eixo hipotalâmico-hipofisário, que é a parte do cérebro responsável pelo equilíbrio e secreção de alguns hormônios sexuais femininos”, justifica.

Tratamentos

O tratamento à base de medicamentos, de acordo com a ginecologista, deve levar em conta algumas considerações. “Ele vai depender se a causa for identificada ou não, do histórico e das preferências do paciente quanto à contracepção. Quando a causa específica não for encontrada, o tratamento pode ser não-hormonal (ácido tranexâmico ou anti-inflamatórios não esteroidais), que deve ser administrado somente nos dias de menstruação. A vantagem desta opção é que ela mantém a fertilidade”, ressalta.

Remédios hormonais, por outro lado, podem impedir a gestação durante o uso. “Eles devem ser tomados todos os meses, por 21 dias. O medicamento envolve derivados da progesterona, como a noretisterona, e contraceptivos orais combinados (pílulas anticoncepcionais à base de estrogênio e progesterona). Outro tipo de tratamento hormonal e contraceptivo é o DIU de progesterona, que precisa ser inserido através de procedimento ambulatorial e deve ser substituído a cada cinco anos”, ensina a especialista, que sugere como última alternativa métodos mais agressivos: “Existem os tratamentos cirúrgicos. Eles envolvem procedimentos como a histerectomia (retirada do útero) e a ablação do endométrio (retirada da camada interna que reveste o útero)”.

Nos casos em que a menorragia está associada ao hipotireodismo ou a distúrbios de coagulação, Célia diz que o tratamento consiste na reposição da tiroxina ou de fatores de coagulação, respectivamente.

TESTE: O QUE VOCÊ SABE SOBRE SAÚDE FEMININA?

Livro:

Menstruação

Tudo o que Você Deve Saber Para se Sentir Bem

Jane Feinmann

Este livro apresenta informações sobre o ciclo menstrual e a puberdade, que ajudam as garotas a se prepararem para a primeira menstruação, além de permitir àquelas que já menstruaram mais compreensão e controle do ciclo mensal. O livro serve também para pais e orientadores abordarem o assunto com as meninas, de maneira atual e instrutiva.

1a. edição, 2004

R$ 27,00

À venda na Livraria da Folha e nas principais livrarias do Brasil.

Para comprar pelo telefone ligue para 0800 140090

Este post foi publicado a quinta-feira, abril 28th, 2011 no 18:17 e categorizado em Sem categoria. Pode seguir os comentários deste post através do seu feed RSS 2.0. Você pode ir até o fim e deixar uma resposta. Pings não estão sendo aceitos.

37 Respostas

  1. Man Gaton Diz:

    This weblog appears to recieve a good ammount of visitors. How do you advertise it? It offers a nice unique twist on things. I guess having something authentic or substantial to talk about is the most important factor.

    junho 21st, 2011
  2. Dena Engstrom Diz:

    Great info and right to the point. I don’t know if this is in fact the best place to ask but do you people have any thoughts on where to hire some professional writers? Thx :)

    junho 22nd, 2011
  3. Kerry Keeble Diz:

    I discovered your blog site on google and check a few of your early posts. Continue to keep up the very good operate. I just additional up your RSS feed to my MSN News Reader. Seeking forward to reading more from you later on!…

    junho 23rd, 2011
  4. Nicholle Tada Diz:

    I definitely did not realize that. Learnt one thing new right now! Thanks for that.

    junho 23rd, 2011
  5. buffalo wild wings coupons Diz:

    I would like to use the chance of saying thanks to you for the professional assistance I have enjoyed viewing your site. We are looking forward to the particular commencement of my university research and the whole groundwork would never have been complete without surfing your site. If I might be of any assistance to others, I will be thankful to help through what I have gained from here.

    junho 25th, 2011
  6. pick up women Diz:

    Many thanks for posting this, It’s simply what I was researching for on bing. I’d quite a bit comparatively hear opinions from a person, slightly than a company web page, that’s why I like blogs so significantly. Many thanks!

    junho 25th, 2011
  7. Olin Corless Diz:

    Extermely useful post right here. Thanks for sharing your wisdom with me. I will certainly be back again.

    junho 25th, 2011
  8. click here Diz:

    Hiya clever points.. now why did not i think of these? Off topic barely, is this web page pattern merely from an atypical set up or else do you utilize a custom-made template. I take advantage of a webpage i’m searching for to enhance and properly the visuals is likely one of many key issues to complete on my list.

    junho 25th, 2011
  9. stride rite coupons Diz:

    I found your interesting topic in the bing ..

    junho 26th, 2011
  10. Android tablet Diz:

    In this grand design of things you actually get a B- just for effort and hard work. Where you actually misplaced me was on the facts. You know, people say, the devil is in the details… And that couldn’t be more correct in this article. Having said that, allow me tell you exactly what did give good results. Your authoring is certainly pretty powerful and this is possibly the reason why I am making the effort to opine. I do not make it a regular habit of doing that. Secondly, while I can certainly notice a jumps in reasoning you make, I am not convinced of how you appear to connect your details which produce the actual conclusion. For the moment I shall subscribe to your position but wish in the foreseeable future you link the facts better.

    junho 26th, 2011
  11. how to flirt with a girl Diz:

    I’m delighted that I’ve noticed this weblog. Finally something not a junk, which we undergo incredibly frequently. The web site is lovingly serviced and kept up to date. So it have to be, thank you for sharing this with us.

    junho 26th, 2011
  12. pay day loans online Diz:

    Thanks a great deal for ones downright post.this can be a words that sustains me to normal straight through out my day. I have already been searching around with this site after being described them from a colleague and was thrilled as i was able to locate it after searching for long time. Like a demanding blogger, i’m hopeful to remarked further ones taking initivative and adding to the city. True needed to comment showing my appreciation to your website as it’s very intelligent to perform, plus some writers don’t accumulate acknowledgment they deserve. I’m definite i’ll return to their office and may send a number of my pals.

    junho 27th, 2011
  13. panasonic sd-yd250 automatic bread maker Diz:

    Even the woodpecker owes his success to the fact that he uses his head and keeps pecking away until he finishes the job he starts.

    junho 27th, 2011
  14. 32GB Laptop Diz:

    Forgive my stupidity, but I can’t seem to find your sites rss feeds. Can you tell me where it is? Thanks.

    junho 28th, 2011
  15. Mauro Lienemann Diz:

    What a lovely weblog. I will definitely be back again. Please maintain writing!

    julho 1st, 2011
  16. Neoma Zicafoose Diz:

    I was looking at some of your articles on this website and I think this web site is really informative ! Keep posting .

    julho 2nd, 2011
  17. air purifier rating Diz:

    To better the lives of others is one of your life’s greatest rewards.

    julho 2nd, 2011
  18. Read more on illuminated switch Diz:

    Very efficiently written information. It is going to be useful to anyone who usess it, together with myself. Keep up the great work – for sure i’ll check out extra posts.

    julho 4th, 2011
  19. online payday loans Diz:

    Hello, I found your blog in a new directory of blogs. I don’t know how your blog came up, need to have been a typo. Your site looks good, have a nice day.

    julho 4th, 2011
  20. Elaina Higgenbotham Diz:

    I definitely didn’t understand that. Learnt one thing new right now! Thanks for that.

    julho 6th, 2011
  21. About bank informer Diz:

    Certainly one of many challenges which people beginning a new on-line firm face is that of obtaining visitors to their internet site.

    julho 13th, 2011
  22. gry mario Diz:

    What i do not understood is actually how you’re not actually much more well-liked than you may be right now. You are very intelligent. You realize therefore significantly relating to this subject, made me personally consider it from a lot of varied angles. Its like women and men aren’t fascinated unless it is one thing to do with Lady gaga! Your own stuffs excellent. Always maintain it up!

    julho 14th, 2011
  23. Laser eye surgery information Diz:

    Appreciate you spending some time to talk about this in turn, Personally i think honestly into it and thus really like analyzing on this in turn niche. Just in case future, because you arrive at ability, could you musings bringing up-to-date any internet that have added insight? This is ideal for you.

    agosto 22nd, 2011
  24. Felisa Sletten Diz:

    I think other website proprietors should take this web site as an model, very clean and great user genial style .

    janeiro 1st, 2012
  25. Lyn Lindblom Diz:

    I wish to express appreciation to this writer for rescuing me from such a circumstance. Because of surfing around through the search engines and meeting tips which were not productive, I figured my life was over. Being alive without the strategies to the issues you have sorted out as a result of your good guideline is a crucial case, and those that might have in a negative way affected my career if I hadn’t discovered your web blog. Your primary training and kindness in taking care of all the details was crucial. I don’t know what I would’ve done if I had not discovered such a solution like this. I can at this point look ahead to my future. Thanks a lot so much for your reliable and effective guide. I will not be reluctant to propose your blog post to anybody who needs and wants tips about this subject matter.

    fevereiro 12th, 2012
  26. Bernice Cofer Diz:

    I got what you intend, thankyou for putting up.

    fevereiro 13th, 2012
  27. Derick Ontiveroz Diz:

    Rattling fantastic info can be found on weblog .

    fevereiro 21st, 2012
  28. Thomasine Newbold Diz:

    Appreciate it for this post, I am a big fan of this site would like to go on updated.

    fevereiro 24th, 2012
  29. Bud Carbo Diz:

    But wanna remark on few general things, The website layout is perfect, the written content is rattling wonderful : D.

    fevereiro 25th, 2012
  30. Wilmer Mccluskey Diz:

    Only wanna say that this is very useful , Thanks for taking your time to write this.

    fevereiro 26th, 2012
  31. Jimmie Stolle Diz:

    I view something really special in this website .

    fevereiro 27th, 2012
  32. Cornell Helphenstine Diz:

    I love the efforts you have put in this, appreciate it for all the great blog posts.

    fevereiro 28th, 2012
  33. Nadine Vanwie Diz:

    I see something genuinely special in this site.

    março 5th, 2012
  34. Cassidy Saville Diz:

    Great post, I conceive blog owners should acquire a lot from this blog its very user pleasant.

    março 6th, 2012
  35. Arilpa Diz:

    Amazing publish! I at first located your blog site every week or so back, and I prefer to subscribe on your RSS feed.

    março 16th, 2012
  36. Deeanna Farguharson Diz:

    I got what you mean , regards for putting up.

    março 26th, 2012
  37. Al Bessone Diz:

    glad to be one of several visitors on this awesome site : D.

    março 31st, 2012

Comentar